A Primeira Igreja Batista em Itapuã surgiu a partir da iniciativa da Primeira Igreja Batista em Vila Velha. Esta resolveu abrir um ponto de pregação no bairro Jardim Itapuã, no ano de 1978. Durante os anos 80, a igreja-mãe movimentou-se no sentido da construção do primeiro templo daquela que viria a ser, em 1984, uma congregação sob a liderança do Pastor Júlio César de Paula Brotto. No mesmo ano, no dia 1º de setembro, a nova igreja se organizava, ganhando autonomia em relação à igreja-mãe.
1979 (terreno da futura Congregação de Jardim Itapoã) 1º de Setembro de 1984 (Culto de Emancipação) 1º de Setembro de 1984 (Culto de Emancipação) 1984 (Classe de Crianças e Juniores)
Na direção do Pr. Júlio Brotto, auxiliado por sua esposa e filhos e ainda por membros valorosos que o Senhor foi acrescentando, a igreja se consolidou, cresceu e deu origem a sua primeira filha: a Igreja Batista em Cristóvão Colombo. Nesse período, muitas foram as lutas e vitórias com relação ao próprio terreno ocupado pela igreja e suas instalações. Foi preciso direção e estratégia vindas do Senhor, bem como empenho, visão e seriedade na administração, para que tudo fosse legalizado.
1994 1994 (Lançamento da pedra fundamental do novo templo) 1995 (fachada da igreja) 1995 (1º culto no templo inacabado)
Em 1996, o Pr. Júlio Brotto recebeu um novo chamado ministerial, sendo sucedido pelo casal Pr. Antônio Luis Marques Ferreira e Deusinéa Xavier Marques Ferreira, que assumiram seus ministérios em fevereiro de 1997.
1997 (Reunião do Corpo diaconal com pastor) 22 de Fevereiro de 1997 (Posso do Pr. Antônio e Educadora Deusineia) 1997
São destaques desse novo momento o crescimento espiritual, o avivamento e, consequentemente, o avanço missionário, promovido por servos treinados na Obra do Senhor. Ao mesmo tempo em que a igreja se ampliava numericamente, seu esforço de evangelização atingia novas fronteiras: outra filha se organizava, a Igreja Batista em Riviera da Barra; no interior do estado, iniciava-se a Missão Cristã dos Vales, em Alfredo Chaves; surgiam ainda o Projeto Vida, em Itaipé (MG) e o Projeto Canaã, em Cuba. Internamente, as diversas modificações no seu espaço físico culminaram com a construção do Edifício de Educação Religiosa.
Pastor Antônio em uma visita pastoral a uma família Batismo em 1999 Obras de ampliação do templo e conclusão do prédio de educação cristã
Neste tempo, as ações missionárias se estenderam para vários lugares do Brasil e do mundo. Além dos projetos já citados, nossa igreja se fez presente também na Amazônia, no Rio Grande do Sul, além do auxílio prestado a outras frentes daqui do estado. Por outro lado, o Espírito Santo de Deus foi direcionando o olhar da igreja para a comunidade em que se insere: a orla de Itapuã. Daí o fato de carinhosamente passar a ser chamada de Igreja da Orla, assumindo assim a tarefa de ser sal e luz para o espaço social em que se encontra inserida.
Tendo Deus outros planos para a vida do Pr. Antônio Luís Marques Ferreira, em março de 2013 assume seu sucessor, o Pr. Edson Klitzke. Este traz consigo novos alvos e a disposição de avançar com os projetos já sedimentados.
Posse do Pr Edson Klitzke e sua família em Março de 2013 Pr Edson e sua esposa Esther Mabel Klitzke
Com a chegada de um novo pastor, novos desafios são estabelecidos e o Senhor continua a agir e ampliar a visão e a ação da Igreja da Orla no Brasil e pelo mundo. Em sua sede, além do Ministério Pastoral, a Igreja tem outros ministros que atuam em áreas específicas (Crianças e Pré-Adolescentes, Adolescentes e Jovens, Terceira Idade, Missões, Educação Cristã, Adoração e Artes, Células, Ações Inclusivas com Deficientes, Comunicação, Capelania Universitária e Língua Inglesa).
Além da expansão das frentes missionárias, tendo a responsabilidade sobre muitas famílias missionárias de forma integral ou parcial em: (São Gonçalo dos Amarantes (CE); Vale do Jequitinhonha (Rio do Prado, Felisburgo, Ponto dos Volantes, Santana do Araçuaí, MG); Vale do Mucuri (Itaipé, MG); No Espírito Santo estamos em Ponto Belo, Itamira, Santa Paula (Vila Velha) e Alfredo Chaves (Vale do Cedro e Matilde); Porto Alegre, Roca Sales, Encatado, Picada Café, Tupandi e Nova Petrópolis (RS); Bom Jesus da Lapa, Canaranas, Morpará, e Cafarnaum (BA); Cuba (15 frentes missionárias na Grande Havana); Ilhas Canárias, na Espanha; Ingoré e Barro, na Guiné Bissau (África); China e Tailândia no Continente Asiático.
A Igreja da Orla tem um braço social que é desenvolvido pelo Instituto Recanto de Vida, que fica localizado no prédio de educação religiosa, bem no coração do bairro de Itapuã, que auxilia no cuidado médico e de saúde, contando com vários profissionais (médicos, psicólogos, enfermeiros, nutrólogos, fisioterapeutas), com assistência social e equipe de advogados sempre à disposição, bem como cursos de captação de renda, artes marciais, reforço escolar para crianças e adolescentes com dificuldades no aprendizado e muitas outras ações. Tudo isso voltado para a comunidade Vila Velhense.
Em 2024, quando se completam 40 anos desta trajetória em tudo guiada por Deus, a Igreja Batista da Orla em Itapuã assume o compromisso de rever a sua história e planejar o seu futuro.
Desejamos continuar sendo uma Igreja simples, relevante no Reino do Senhor, sensível e empática à comunidade a sua volta, parceira e visionária na proclamação da mensagem de salvação a todo o homem, em todo o lugar, em todo o tempo.
Esperamos continuar sendo este movimento conseqüente de Deus em nós para nossa comunidade e até os confins da terra, como uma onda no mar.
Venha fazer parte desta proposta!